Devassos no Paraíso é um estudo pioneiro sobre a homoafetividade no Brasil. Considerado uma referência, atravessou gerações, provocou intensa interlocução com a comunidade LGBT e influenciou desde ações emancipatórias até pesquisas sobre gênero e sexualidade.
Este e-book reúne seus últimos quatro capítulos. São eles "Ações afirmativas e reativas", "Da fechação ativa ao artivismo queer", "Novas frentes" e "A comunidade que vem". Escritos especialmente para essa quarta edição revista e ampliada, debatem o ativismo, as conquistas e retrocessos das pautas LGBT no Brasil, e são também um libelo a favor da liberdade de desejos, afetos e amores. Como diz Trevisan: "Assim como cada sermão religioso homofóbico vai alimentar a violência na outra ponta da intolerância, assim também toda con... Leia mais
Quando vi Paulo pela primeira vez, na sua torre de marfim da rua Barão de São Borja, eu soube que seríamos amigos. Ele era a ousadia e a cultura refinada que esta cidade não assimilou, um dandy dos trópicos, o Gay Sunshine de uma Mauristaadt sodomita nos becos e repressora nas casas de família. As lembranças que aqui são contadas não abarcam todas as ricas experiências de uma vida errante, algo de playboy e cigano irresponsável. Mas uma vida cheia de charme, of course. Tampouco traça um panorama linear do que foi a arte pernambucana nos anos 70 e 80 — anos em que Paulo, no Diário de Pernambuco, comentou, divulgou e ajudou artistas locais e de outros estados. À Sombra da Casa Azul surge como flashes, desabafo, o explícito de um sexo para sempre condenado ao profano. Como amigo, pude vivenciar momentos difíceis de Paulo. Como admirador de sua personalidade e de sua poes... Leia mais
Ainda que eu pudesse, de alguma forma, externalizar todos os meus sentimentos a respeito de ressignificar as formas de gestar afetos e, portanto, relações, ainda assim não acreditava que isso fosse o suficiente.
Foi assim que surgiu "bixa ex-monogâmica" fruto de um empenho acadêmico, político e de interesse pessoal visto que, hoje, me identifico como pessoa não-monogâmica política.
O livro, pequeno em quantidade de páginas, mas com uma certa densidade necessária para a reflexão de temáticas inerentes à não-monogamia, foi gestado ainda no final de novembro de 2020 quando estava em Recife e me expus ao exercício de revisitar alguns fatos marcantes do meu passado, à época, ainda uma bixa monogâmica. Contudo, essa “retrospectiva” foi realizada com a minha atual visão e concepção de bixa não-monogâmi... Leia mais
Apresentadora de um dos mais famosos talk shows do mundo, Ellen DeGeneres é também comediante de stand up, atriz e uma autora de sucesso. Neste divertido livro, Ellen compartilha com o leitor dicas, conselhos e acontecimentos recentes de sua vida, como seu casamento, seu trabalho como apresentadora, além de escrever sobre diversos outros assuntos, em um bate-papo recheado de humor e de contagiante alegria.
Maria Carlota Costallat de Macedo Soares foi uma esteta brasileira, que concebeu e construiu o Parque do Flamengo, enorme contribuição para a cidade do Rio de Janeiro. Neste livro, a autora aborda a relação entre Maria Carlota (Lota) e Elizabeth Bishop. Ao contrário das biografias norte-americanas, que priorizam Bishop, o livro focaliza Lota e as figuras que junto com ela construíram a história recente do Rio de Janeiro e do Brasil. Segundo a autora, a relação das duas pode ser dividida em duas fases. Nos primeiros dez anos foram felizes e assumiram sua homossexualidade com surpreendente naturalidade para a época. A partir de 1961, a obsessão de Lota pela conclusão do Parque do Flamengo e a crescente instabilidade emocional de Bishop contribuíram para que enfrentassem uma forte crise até 1967. Muito além de um caso amoroso, este livro revela trechos inéditos da história do país.