Ainda que eu pudesse, de alguma forma, externalizar todos os meus sentimentos a respeito de ressignificar as formas de gestar afetos e, portanto, relações, ainda assim não acreditava que isso fosse o suficiente.
Foi assim que surgiu "bixa ex-monogâmica" fruto de um empenho acadêmico, político e de interesse pessoal visto que, hoje, me identifico como pessoa não-monogâmica política.
O livro, pequeno em quantidade de páginas, mas com uma certa densidade necessária para a reflexão de temáticas inerentes à não-monogamia, foi gestado ainda no final de novembro de 2020 quando estava em Recife e me expus ao exercício de revisitar alguns fatos marcantes do meu passado, à época, ainda uma bixa monogâmica. Contudo, essa “retrospectiva” foi realizada com a minha atual visão e concepção de bixa não-monogâmi... Leia mais
Os textos trazem à tona um universo homoerótico ambientado na literatura, na música e nas discussões teóricas mostrando que, atualmente, essas manifestações recebem outro olhar. Além disso, discutem as antigas bases de gênero e os novos modos de interpretação de sujeitos culturais, ressaltando a dificuldade em falar de questões homoafetivas em uma sociedade ainda machista e homofóbica.
Eles mostram o distanciamento que algumas pessoas ainda têm a respeito do homoerotismo, por isso buscam desconstruir os estereótipos de gênero através da literatura, mostrando ao leitor que as expressões homoculturais vão além de um padrão pré-estabelecido pela sociedade e suas respectivas culturas.
Maria Carlota Costallat de Macedo Soares foi uma esteta brasileira, que concebeu e construiu o Parque do Flamengo, enorme contribuição para a cidade do Rio de Janeiro. Neste livro, a autora aborda a relação entre Maria Carlota (Lota) e Elizabeth Bishop. Ao contrário das biografias norte-americanas, que priorizam Bishop, o livro focaliza Lota e as figuras que junto com ela construíram a história recente do Rio de Janeiro e do Brasil. Segundo a autora, a relação das duas pode ser dividida em duas fases. Nos primeiros dez anos foram felizes e assumiram sua homossexualidade com surpreendente naturalidade para a época. A partir de 1961, a obsessão de Lota pela conclusão do Parque do Flamengo e a crescente instabilidade emocional de Bishop contribuíram para que enfrentassem uma forte crise até 1967. Muito além de um caso amoroso, este livro revela trechos inéditos da história do país.
Apresentadora de um dos mais famosos talk shows do mundo, Ellen DeGeneres é também comediante de stand up, atriz e uma autora de sucesso. Neste divertido livro, Ellen compartilha com o leitor dicas, conselhos e acontecimentos recentes de sua vida, como seu casamento, seu trabalho como apresentadora, além de escrever sobre diversos outros assuntos, em um bate-papo recheado de humor e de contagiante alegria.